Precursores de Newton
Johannes Kepler, cientista que usava argumentos míticos em seus trabalhos acreditava que Deus havia criado o universo com simplicidade e harmonia e para garantir isso, teria usado matemática e geometria regular nessa criação, e que fossem dessa forma: tetraedro, cubo octaedro, dodecaedro e icosaedro que orbitavam sobre esferas e o centro era o sol.
Johannes Kepler, cientista que usava argumentos míticos em seus trabalhos acreditava que Deus havia criado o universo com simplicidade e harmonia e para garantir isso, teria usado matemática e geometria regular nessa criação, e que fossem dessa forma: tetraedro, cubo octaedro, dodecaedro e icosaedro que orbitavam sobre esferas e o centro era o sol.
Essas esferas eram associadas a um dos sólidos regulares, os raios das esferas internas e externas aos sólidos representavam as distâncias dos respectivos planetas em relação ao sol.
Tycho brahe dedicou-se à observação do céu para coletar dados de corpos celestes que
eram muito difícil, pois não existia telescópio; mesmos com todas essas dificuldades obteve informações precisas, ele viveu no séc. XVI para suas informações utilizava apenas sextantes e quadrantes que possibilitava medir ângulos de astros a partir, da estrela polar, ele tinha um observatório na ilha de hyveem, na Dinamarca.
Os Cometas
É um corpo com núcleo que é formado por gás congelado de poeira interestelar congelada, sua cauda é composta pelas mesmas coisas a única diferença é estar congelada.
O sistema de Ptolomeu ou sistema de geostática
Foi um astrônomo grego século II propôs um sistema que a Terra era o centro do universo e o resto do sistema é igual ao que existe hoje. Que é o solar. As órbitas dos planetas no sistema de Ptolomeu eram duas.
Figura: Athanasius Kircher, Iter extaticum, Roma, 1671. O sistema de Ptolomeu (c.85-160 d. C.) com a Terra no centro, cercada pelas sete esferas etéreas da Lua, Mercúrio, Vénus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno.
sistema Copernicano
Foi feito por Nicolau Copérnico que nasceu em 1493 na Polônia e propunha o helioestático, ou seja, o Sol não se movia. Em relação à Terra ele acreditava que ela não fosse um planeta, pois, planetas eram os astros que se deslocavam no céu. A igreja que acreditava que a Terra era o centro do universo não aceitava a idéia de Nicolau.
Entre o novo e o velho
Um cientista tentando aperfeiçoar os estudos de outros, e ocorreram várias controversas enquanto Kepler dizia: “os planetas giram em torno do sol em órbita elípticas” o que se tornou a 1º lei de Kepler.
As dúvidas mais freqüentes eram se alguém havia ajudado Newton em seus trabalhos.
Qual a ligação entre o movimento dos planetas e dos corpos próximos à sua superfície da Terra?
E outras que até hoje deixa dúvida em pessoas do meio.
GRUPO:
Junio gironi da rocha
Válber
Leidiovom
Marcelo ramos
Mateus castilha
As imagens ficaram muito boas, mostrando cada sistema e quem foram os seus proponentes. Sobre o texto, o primeiro poderia ser escrito com as palavras de vocês, sem ser cópia, mas o restante está bom, precisando apenas de uma revisão ortográfica.
ResponderExcluirProfessora Riama
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirGostei da postagem, acho interessante que antigamente alguns astronomos acreditavam que a Terra era o centro do universo, ai eu me pergunto: Sera que se Nicolau e outros não tivessem existido a gente pensaria o mesmo?
ResponderExcluirPergunta complicada mais gostei muito do trabalho !
Ahhhh professora ficou legal a postagem deles mesmo com os erros XD
ResponderExcluirDá desconto né poxa, a senhora esperava o que? Como você mesmo disse físicos e matemáticos não gostam de escrever XD, isso faz com que ocorra erros gramaticais =D!
Boa pergunta em Rafael!
Será Oo, eu só me importo com experiências culinárias XD, e não costumo me importar com o por que do que aconteceu mas sim com o agora do que está acontecendo...
NUSSA Oo nada a ver o que eu escrevi XD
O mais interessante no trabalho de vocês é a formação dos cometas e também saber que os antigos acreditavam que o Sol era o centro do Universo.
ResponderExcluirConcordo com o comentário do Rafael. Se não fosse Nicolau, estaríamos em dúvida sobre esse assunto até hoje.
Flávia
As imagens ficaram boas no texto, o legal é saber sobre o que eles pensavam do universo.
ResponderExcluirMuito legal!
Parabéns!!!
Este texto, está parecendo uma cópia exata de um texto pronto, porém as várias imagens explicam bem e mostram os conhecimentos de alguns cientistas que de alguma maneira contribuíram para as descobertas de Newton =)
ResponderExcluirImagens bem marcantes, reforçando o que a professora Riama e o Éder falaram, poderia ser mais com as palavras de vocês, mas ficou legal
ResponderExcluirFicou muito fácil de entender e muito bom por que explica sobre os cientistas Johannes Kepler e Tycho brahe. Sobre os cometas, achei interessante não sabia disso, sobre a pergunta do Rafael da Costa, eu acho que se ele não tivesse descoberto outra pessoa teria descoberto, por que com a tecnologia que temos hoje íamos perceber que o Sol não se meche e que é o centro do universo.
ResponderExcluir