03/04/2009

E Deus disse: "Faça-se Newton !"







Newton era órfão de pai. Por causa do segundo casamento de sua mãe( que provocou uma vez serta revolta em Newton que chegou a comentar de colocar fogo na casa com sua mãe e padrasto dentro..), seus avós maternos o criaram.A família de seu pai não valorizava os estudos,por isso ele era analfabeto.Já a família de sua mãe achava bom a educação escolar.Além disso Newton era subrinho de Willian Ayscough, e isso ajudou muito em seu futuro, já que por ele ter sido ordenado no clero da Igreja Anglicana, tinha uma excelente instrução.Newton era obrigado a estudar várias línguas na escola, no entanto acabou matando de letras as qeu ele menos gostava,mas isso não faz parte deste livro, nem o fato dele ter esfregado o nariz de seu primo na parede da igreja, ou de nunca ter namorado...Bom mas voltando ao resumo do livro...






Bom Newton conseguiu entrar na escola \o/






No entanto ele trabalhava lá, estudava, durmia e trabalhava lá, assim Newton conseguiu estudar... Entrou na universsidade e aos 23 anos concluiu-a graças a rigurosidade da antiga escola.






A Europa da época de Newton:









Na segunda metade do século XVII, a Inglaterra e a Holanda eram os países que tinha a maior parte da atividade comercial e manufatureira da Europa.Os ingleses, particularmente vivam um momento de significativo crescimento econômico.A fatura da mão de obra barata, o mercado de consumo em ascesão, a intensificação dos contatos com Portugal e suas colônias eram fatores que favoreciam o desenvolvimento da Inglaterra.



As enormes mudanças, trouxeram ruina para a Itália e a Alemanha, os centros Europeus econômicos e culturais mais importantes da época de Galileu e Kepler.as crises pelas quais passavam essas duas regiões ocasionaram a transferência de pessoas envolvidas com a ciência e com a técnica para a zona de prosperidade do momento : A Inglaterra.



Você pode imaginar o que os imigrantes levaram para a inglaterra ?



Eles chegaram levando as inovações técnicas e artisticas do Renascimento.Proporcionaram para a Inglaterra um movimento cultural tão rico quanto aquele vivido por Galileu na Itália Renascentista...



Bom mas nessa parte do livro só irá contar a história do qeu aconteceu...



Então vou pular logo para a parte que Newton aparece...






As academias de Ciências:






Apesar de debates importantes estarem ocorrendo na universidade, ela não era o unico local de debates científicos.Ao longo do séc. XVII, foram criadas várias academias científicas.



Por acaso você sabe o que signifa academia?



Não não é a academia que o Ribeirão e o Henrrique frequentam '¬¬



Academia é um espaço aonde as pessoas se reúnem com um objetivo comum.Nas academias científicas, o objetivo da reunião é a discussão de assuntos científicos ou outros assuntos culturais do momento.



Os cientistas se reunem na academia com o sentido de intensificar a divulgação de seus estudos realizados. A academia cientifica Inglesa Royal Society, reunia os cientistas mais progressistas e famosos daquele país , como por exemplo nosso querido Newton. A Royal Society foi a responssável pela publicação do primeiro artigo de Newton em 1672.



Vivenciando no meio de cientistas, Newton dedicou sua vida à busca de um entedimento completo do universo. Para chegar a isso, não se restringiu ao estudo da física, pois acreditava que muitas das "verdades" seriam reveladas por estudos de história das religiões, alquimia, teologia, etc...






(Bom se tipo, vocês não entenderem bulufas nenhuma do que está escrito leiam o livro: "Newton e sua maçã " que ha na biblioteca da escola e você descobrirá várias coisas sobre esse grande Cientista XD )












By: Amanda Cristina Ferreira



Benito Cassez



Marco Túlio



Guilherme Moreira



Rafael Antônio



Mariana



Gustavo

9 comentários:

  1. O conteúdo do texto de vocês está muito bom. Era essa a proposta do trabalho, fazer um texto divertido (na medida do possível), explicando o conteúdo do livro. Para completar só faltaram algumas imagens que pudessem ilustrar o texto. Ah, faltou também um pouquinho mais de cuidado com a gramática.
    Professora Riama

    ResponderExcluir
  2. Noeli Cristina06/04/2009, 12:24

    Achei interessante,bem divertido e consegui enteder o que vocês queriam transmitir a respeito de quem foi Newton. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh professora poxa depois eu te mando por e-mail as figuras!!! uashuahsuhas , zuera! Xiii erro com gramática? Desculpa professora mas a minha área é exatas, não curto muito letras, mas irei me policiar da próxima vez \o/!
    Valeu Noeli (Y)...

    ResponderExcluir
  4. Da maneira que vocês fizeram o trabalho ficou fácil de enternder quem era Newton. Muito divertido.Parabéns!

    Flávia

    ResponderExcluir
  5. Vinicius Matheus San Gregorio17/04/2009, 09:10

    O texto ficou fácil e divertido de entender, a explicação foi direta. Deu para entender quem foi Newton!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. O texto é bem fácil explica bem as coisas, com uma pequena dose de humor e dando atenção aos fatos principais sem sair do rumo do assunto.

    ==)

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante, texto divertido mas passa as informações certinhas, deu pra entender bem o assunto, só faltou um pouco mais de imagens.

    ResponderExcluir
  8. Felipe de Moraes Artero17/04/2009, 19:19

    Muito bom o texto explica um pouco da vida de Newton e sobre a europa, mas eu acho que faltou as imagens, um pouco de atenção aos erros ortográficos e sintáticos, não precisaria explicar tanto sobre as academias de ciências, mas tudo bem o texto está bom, explica bastante, mas EU não sei por que o texto se chama faça-se newton se alguém pudesse-me explicar agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  9. Valeu Flávia \o/.
    Valeu Vinícius!
    Valeu Dj Enciclo!
    Valeu Allan!
    Valeu Felipe, e respondendo a sua pergunta, o texto tem esse título por que é o título que está no livro e eu gostei, afinal passa uma certa dose de humor também, além de ressaltar que Newton foi um grande cientista e uma das figuras mais importantes para as nossas vidas...
    Você não acha?
    Ah!!!
    Erros de portuga são normais, afinal, como eu disse para a profª, não é costume dos matematicos escreverem correto, e eu também não gosto muito de fazer tudo certinho, se alguém percebeu '¬¬...

    Bom espero que você tenha entendido Felipe!
    Bjim

    ^^

    ResponderExcluir