01/04/2009

Gravitação Universal

A Gravitação universal é a força de atração que age entre todos os objetos por causa da sua massa, isto é, a quantidade de matéria de que são constituídos. A gravitação mantém o universo unido. Por exemplo, ela mantém juntos os gases quentes no sol e faz os planetas permanecerem em suas órbitas. A gravidade da Lua causa as marés oceânicas na terra. Por causa da gravitação, os objetos sobre a terra são atraídos em sua direção. A atração física que um planeta exerce sobre os objetos próximos é denominada força da gravidade. A lei da gravitação universal foi formulada pelo físico inglês Sir Isaac Newton em sua obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, publicada em 1687, que descreve a lei da gravitação universal e as Leis de Newton — as três leis dos corpos em movimento que assentaram-se como fundamento da mecânica clássica.

História

Ainda que os efeitos da gravidade sejam fáceis de notar, a busca de uma explicação para a força gravitacional tem embaraçado o homem durante séculos. O antigo filosofo grego Aristóteles empreendeu uma das primeiras tentativas de explicar como e por que os objetos caem em direção a Terra. Entre suas conclusões, estava a idéia de que os objetos pesados caem mais rápidos que os leves. Embora alguns tenham se oposto a essa idéia, ela foi comumente aceita até o fim do século XVII, quando as descobertas do cientista italiano Galileu Galilei, que divergiam das antigas concepções, ganharam aceitação. De acordo com eles, todos os objetos caíam com a mesma aceleração (variação de velocidade, menos que a resistência do ar ou alguma outra força os freasse.
Os antigos astrônomos gregos estudaram os movimentos dos planetas e da Lua. Entretanto, o paradigma aceito hoje foi determinado por Isaac Newton, físico e matemático inglês, baseado em estudos e descobertas feitas pelos físicos que até então trilhavam o caminho da gravitação. Como Newton mesmo disse, ele chegou a suas conclusões porque estava apoiado em ombros de gigantes.No início do século XVII, Newton baseou sua explicação em cuidadosas observações dos movimentos planetários, feitas por Tycho Brahe e por Johannes Kepler. Newton estudou o mecanismo que fazia com que a Lua girasse em torno da Terra. Estudando os princípios elaborados por Galileu Galilei e por Johannes Kepler, Newton conseguiu elaborar uma teoria que dizia que todos os corpos que possuíam massa sofreriam uma atração mútua entre eles.
A partir das leis de Kepler, Newton mostrou que tipos de forças devem ser necessárias para manter os planetas em suas órbitas. Ele calculou como a força deveria ser na superfície da Terra. Essa força provou ser a mesma que da à massa sua aceleração.
Diz uma lenda que, quando Newton tinha 23 anos, ele viu uma maçã cair de uma árvore e compreendeu que a mesma força que fazia cair também mantinha a Lua em sua órbita em torno da Terra. Em 1665, Newton escreveu pela primeira vez a respeito: "Durante esse ano, comecei a estender a idéia de gravidade à órbita da Lua e fiz uma comparação entre a força que era necessária para manter esse astro na órbita e as forças de gravidade que agiam na superfície da Terra."

Formulação da Lei da Gravitação Universal

A lei da gravitação universal diz que dois objetos quaisquer se atraem gravitacionalmente por meio de uma força que depende das massas desses objetos e da distância que há entre eles.
Dados dois corpos de massa m e M, a uma distância d entre si, esses dois corpos se atraem mutuamente com uma força que é proporcional à massa de cada um deles e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa esses corpos. Matematicamente, essa lei pode ser escrita (em módulo) por:
onde:
G é a constante universal da atração gravitacional. (constante gravitacional). G = 6,67.10 − 11Nm2 / Kg2
M e m são as massas dos dois corpos;
d é a distância entre os centros dos dois corpos;
F é a intensidade da força gravitacional.
Tomando como exemplo a massa de próton e um elétron, a força da gravidade será de 3,6 × 10−8 N (Newtons) ou 36 nN.
O estabelecimento de uma lei de gravitação, que unifica todos os fenômenos terrestres e celestes de atração entre os corpos, teve enorme importância para a evolução da ciência moderna.
Grupo :
Marina Carvalho
Arthur Miessa
Álefe Reis Garcia
Luis Arthur Pasin
Athos Briam Pereira
Bruno César Pereira
Turma : 141

9 comentários:

  1. O texto de vocês é cópia completa da Wikipedia. A proposta do trabalho não era essa. Para ler algo que já está na Internet não é necessário copiar neste blog. Infelizmente o trabalho de vocês não será considerado.
    Professora Riama

    ResponderExcluir
  2. O conteúdo desse texto até que é bom, mas deveria ser colocado de forma mais expontanea, com mais precisão.Como ele está agora é mais dificíl de se entender,o que poderia ser bem mais facil se tivesse sido escrito com as palavras do grupo.
    Mayko Aparecido Petre.

    ResponderExcluir
  3. Bom gente, tipo digamos que eu posso pegar para estudar esse texto XD, achei a linguagem muito formal e tipo vocês quiseram explicar tudo direitinho, detalhe por detalhe, mas acabaram dando uma de professor Calixto '><, tipo acabaram complicando um pouquinho =/.
    Nha, acho que é só isso...Talvez como o Mayko falou, se vocês tivessem colocado algo mais "grupo" teria ficado legal =D.

    ResponderExcluir
  4. Achei o texto de vocês interessante. Mas, só ficaria fácil a compreensão, se tivesse sido escrito com as palavras do grupo.

    Flávia

    ResponderExcluir
  5. Lamentavelmente, este texto foi uma cópia exata do Wikipédia (até com os links O.o).
    O Grupo poderia ter escrito algo com suas próprias palavras e deste modo a sua postagem seria considerada. ==\

    ResponderExcluir
  6. Vitor Estevão Lombardi17/04/2009, 18:21

    Bom o conteudo do texto é bom mais infelizmente como os outros comentários esse texto não tem nem condição para se estudar para um prova com ele pelo fato dele ser muito extenso e a linguagem usada não está muito facil de se entender fica um pouco complicado para se estudar um texto desse.

    Grupo 6:
    Vitor Estevão Lombardi

    ResponderExcluir
  7. Realmente, cópia exata do wikipédia :/
    Voceês poderiam ter exposto a opinião de voces tirando idéias da enciclopédia virtual, ficaria mais compreensível e mais objetivo =D


    Rafael Silveira.

    ResponderExcluir
  8. Deveria ser feito com as palavras de vocês (pelo menos poderiam fazer um resumo ou no mínimo tirar os hiperlinks), assim poderia ser aceita.

    ResponderExcluir
  9. Cambada de palhaços!!!

    ResponderExcluir