03/04/2009

O iluminismo e os newtonianos do século XVIII

As teorias de Isaac Newton foram feitas por meios de experiências, observações e outras coisas.
Ele também unificou as leis que os filósofos usam para observar o céu e a Terra. E um exemplo disso foi o astrônomo Edmond Halley, aplicou as leis de Newton, para descobrir as aparições de cometas, e com isso ele calculou o tempo que um certo cometa ia aparecer novamente. Então quando o cometa realmente passou naquela data marcada deram o nome do cometa de “Halley” para homenagear o astrônomo.
A unificação da física foi uma grande descoberta pois ajudou o homem a explorar o espaço sem ter a certeza de que o céu era inalcançável.

Tradição

Muitas pessoas do século XVIII, já queriam sair da tradição de seguir as regras mandadas pela Igreja e queriam fazer uma explicação para o universo sem os argumentos da igreja. Então eles também começaram a seguir as leis newtonianas para acabar com a tradição.
A partir da ai começaram começaram a acreditar que esse era o caminho para verdade.

O valor da razão

A razão era o foco central para construir uma sociedade iluminista. A construção de uma noca sociedade mexe com o cotidiano das pessoas, por isso é preciso abandonar crenças antigas e defender verdades não aceitas antes.
Voltaire foi um dos estudiosos que seguiram o caminho do newtonianismo como um aliado das causas iluministas.
Ele publicou um livro Elementos da filosofia de Newton, o livro não foi o único que fez divulgação das teses de Newton entre os leigos, como também a Madame Châtelet, que fez um livro para mulheres de sua época.
O que foi divulgado foi o newtonianismo, que quer dizer uma leitura especifica da obra de Newton.




Isaac Newton publicou seu modelo matemático do tempo e espaço há mais de 300 anos





O mecanicismo

Muitos cientistas usam da os princípios da mecânica newtoniana para explicar tudo.
Eles compararam o mundo com uma máquina e Deus era o criador, mas como a natureza era perfeita não precisaria de seu criador para continuar funcinando.
Os newtonianos explicavam o mundo utilizando apenaz a idéia de forças atuando sobre corpos ou entre as partículas que compõem.
Frankenstein e o Universo-Máquina
­­
Um filme muito conhecido, que ilustra muito bem a visão de universo-máquina é Frankenstein de Mary Shelley.
O filme fala sobre um médico europeu q viveu no século XVIII. Após a morte de sua mãe, Frankenstein decide criar a vida, para vencer a morte. Frankenstein decide fazer uma universidade, nessa universidade encontra um professor que havia realizado estudos sobre a reanimação de algumas partes do corpo humano. O professor temia que Frankenstein tivesse acesso ao seu caderno de anotações sobre aqueles estudos, pois para ele esses estudos não deveriam ter continuidade. O professor acaba morrendo e Victor Frankenstein toma posse de seu caderno de anotações. Com a sua pretensão de criar vidas, Frankenstein prossegue com as pesquisas. Depois de varias tentativas, ele consegue criar uma criatura, com órgãos de diferentes mortos. Mas ele se arrepende do feito, e tenta matar essa criatura por considerá-la um monstro, mas era tarde demais.
O filme mostra bem o exemplo de uma concepção mecânica da natureza.
De posse do esquema da maquina, qualquer técnico que saiba ler os códigos dessa máquina, consegue dominá-la.
Victor Frankenstein acreditava que o homem era uma grande máquina. Pensando assim, ele estudou o corpo humano por inteiro, cada uma de suas partes, e ao final disso acreditou ter entendido seu funcionamento. Sentiu-se, então, no direito de recriar um ser - humano.

Curiosidades:
Sir Isaac Newton
Nascimento
4 de Janeiro de 1643 Woolsthorpe, Inglaterra
Falecimento
31 de Março de 1727 Londres
Nacionalidade
Inglês
Ocupação
Cientista
Principais interesses
Ciência, química, física, mecânica e matemática
Idéias notáveis
Lei Fundamental da Dinâmica , Teoria da Gravitação Universal, Cálculo


Newton retratado por Godfrey Kneller 1689

Grupo:
Brendo
Iago
Luis Guilherme
Pedro
Rodrigo

9 comentários:

  1. O texto de vocês está bom, bem escrito e traduzindo as idéias principais do texto. As figuras também foram bem escolhidas, e ajudam a compreender o texto. Uma dica: da próxima vez não deixem para a última hora!
    Professora Riama

    ResponderExcluir
  2. Noeli Cristina06/04/2009, 12:16

    Achei muito interessante todos os assuntos a do Victor Frankenstein,a dos cientistas que fizeram várias experiências com base nas teorias de Newton e que deram certo,a do século XVIII em que vários fiéis a passaram pensar se realmente a Igreja tinha a resposta para tudo. As imagens consegue-se observá-las bem. Parabéns

    ResponderExcluir
  3. O texto mostra que antigamente a única verdade que existia na sociedade era a da Igreja.
    Através dos trabalhos de Isaac Newton e de outros filósofos essa crença foi quebrada.
    Hoje passamos a entender como um corpo se move, como algo na natureza é criado e entre outros, isso tudo deve-se aos estudos de Newton, que fez com que a sociedade deixasse de acreditar na simples idéia da criação divina.

    ResponderExcluir
  4. Ae \o/, gostei, gostei, gostei *-*,souberam aplicar bem as palavras e as figuras, gostei das experiências, e gostei também da citação do humanismo, afinal quando9 finalmente a era do Teocentrismo caiu \o/, odeio essa parte da literatura '¬¬. Bom como eu amoooo o século XXI rsrs!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do trabalho de vocês.
    Vocês conseguiram passar como a ciência explica o mecanismo newtoniana.
    E através das imagens bem escolhidas, a compreensão foi maior.
    Parabéns!

    Flávia

    ResponderExcluir
  6. Este texto está bem completo, fala sobre o inicio do Iluminismo, e as aplicações que alguns cientistas fizeram das leis de Newton. E a história do Frankenstein também é bem interessante para mostrar essas aplicações.

    Eder

    ResponderExcluir
  7. Rafael Gomes17/04/2009, 18:22

    O texto ficou bom, explica de forma fácil o iluminismo e o mecanismo, e , o principal, a forma como os "novos" filosofos comparavam o corpo humano e o universo, dizendo que ambos se assemelham com máquinas.

    ResponderExcluir
  8. Gostei do texto, ficou claro as idéias daquela época, gostei das figuras também, foram bem escolhidas. Parabéns

    Allan Magro

    ResponderExcluir
  9. material adicional pode ser encontrado em meu blog
    www.henriquegil.blogspot.com

    deem uma procurada, pois minha resenha sobre o livro é antiga

    procurem-me no Instituto se quiserem ajuda

    ResponderExcluir