As leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento. Estas leis foram publicadas em 1687 e intitulada como Philosophia Naturalis Principia Mathematica.
As três leis sobre o movimento foram apresentadas na parte dos Principia intitulada "Axiomas ou leis do movimento". A grande novidade de Newton ao enunciar as três leis do movimento nos Principia foi associá-las e torná-las uma base para o estudo do movimento dos corpos.
1ª lei de Newton ou principio da inércia:
A partir das idéias de inércia de Galileu, Isaac Newton enunciou sua Primeira Lei com as palavras: "Todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento retilíneo e uniforme, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas a ele."A primeira lei de Newton pode parecer perda de tempo, uma vez que esse enunciado pode ser deduzido na Segunda Lei:
F=m.a
Se F= 0, existem duas opções: Ou a massa do corpo é zero ou sua aceleração. Obviamente como o corpo existe, ele tem massa, logo sua aceleração é que é zero, e consequentemente, sua velocidade é constante. No entanto, o verdadeiro potencial da primeira lei aparece quando se envolve o problema dos referenciais. Numa reformulação mais precisa:
“Se um corpo está em equilíbrio, isto é, a resultante das forças que agem sobre ele é nula, é possível encontrar ao menos um referencial, denominado inercial, para o qual este corpo está em repouso ou em movimento retilíneo uniforme.”
Essa reformulação melhora muito a utilidade da primeira lei de Newton. Para exemplificar tomemos um carro. Enquanto o carro faz uma curva, os passageiros têm a impressão de estarem sendo "jogados" para fora da curva. É o que chamamos de força centrífuga.
2ª Lei de Newton (também denominada Lei Fundamental da Mecânica/Dinâmica)
É o segundo princípio consiste em que todo corpo em repouso precisa de uma força para se movimentar e todo corpo em movimento precisa de uma força para parar. O corpo adquire a velocidade e sentido de acordo com a força aplicada. Ou seja, quanto mais intensa for a força resultante, maior será a aceleração adquirida pelo corpo. Quando uma força resultante atua sobre uma partícula, esta adquire uma aceleração na mesma direção e sentido da força, segundo um referencial inercial . Neste caso a relação entre a causa (força resultante) e o efeito (aceleração) constitui o objetivo principal da Segunda Lei de Newton, cujo enunciado pode ser simplificado assim: A resultante das forças que agem em um corpo é igual à taxa de variação do momento linear (quantidade de movimento) do mesmo em relação ao tempo.
Matematicamente, a definição de força é expressa por: F = dp/dt
Quando a massa do corpo é constante temos : F = (m.d.v)/dt, e, por conseguinte F = m.a
Isso significa que, sendo a massa do corpo constante, a força resultante e aceleração produzida possuem intensidades diretamente proporcionais. A força resultante aplicada a um corpo é diretamente proporcional ao produto entre a sua massa inercial e a aceleração adquirida pelo mesmo F = m.a .
Se a força resultante for nula, F = 0, o corpo estará em repouso (equilíbrio estático) ou em movimento retilíneo uniforme (equilíbrio dinâmico). A força poderá ser medida em Newton se a massa for medida em kg e a aceleração em m/s² pelo Sistema internacional de Unidades de medida (S.I.).
3ª lei de Newton:
A terceira lei de Newton também é conhecida como Lei do Par Ação-Reação. Quando um corpo A exerce uma força sobre um corpo B, simultaneamente o corpo B exerce uma força sobre o corpo A de intensidade e direção igual, mas em sentido oposto. As forças de ação e reação têm as seguintes características:
-estão associadas a uma única interação, ou seja, correspondem às forças trocadas entre apenas dois corpos;
-têm sempre a mesma natureza (ambas são forças de contacto), logo, possuem o mesmo nome ("de contato");
-estão associadas a uma única interação, ou seja, correspondem às forças trocadas entre apenas dois corpos;
-têm sempre a mesma natureza (ambas são forças de contacto), logo, possuem o mesmo nome ("de contato");
É indiferente atribuir a acção a uma das forças e a reação à outra. Estas forças são caracterizadas por terem:
-Mesma direção
-Sentidos opostos
-Mesma intensidade
Aplicadas em corpos diferentes e, por isso, não se anulam Na linguagem matemática, temos:
F1(2) = - F2(1)
Obras de Newton
Isaac Newton escreveu duas grandes obras:
Philosophia Naturalis Principia Mathematica (Principios Matemáticos da Filosofia Natural)em 1687.
Opticks (Óptica) em 1704.
O Philosophia Naturalis Principia Mathematica possui uma estrutura com forte base matemática, com principios teórios, leis,etc. E também procurou estudar o movimento de corpos celestes e terrestres. Já em Opticks, Newton privilegiou a abordagem experimental. E também procurou estudar os fenômenos ópticos e a natureza da Luz.
Grupo:
Rafael da Costa Silva
Marlon da Silva Cândido
Mayko Aparecido Petre
Lucas Donizetti Bisco
Vitor Hugo
Noeli Cristina
Turma :141
No geral o trabalho está bom. Algumas figuras ficaram bem colocadas e ajudam a entender as leis. O texto de vocês está correto e completo, mas ficou muito técnico, com equações, fórmulas, ..., o que torna menos interessante a leitura. A figura da maça caindo na cabeça de Newton é interessante, mas não está relacionada com a terceira lei, e sim com a gravitação universal, que é tema de outro grupo.
ResponderExcluirProfessora Riama
Gostei do trabalho de vocês.
ResponderExcluirNa minha opinião, as Leis de Newton são uma das partes mais importantes da Física.
Com o que eu já havia aprendido e com o trabalho de vocês, a compreensão foi maior.
As imagens também ficarem muito legais.
Flávia
O texto com a Profª Riama citou, está bom porém muito técnico.
ResponderExcluirAcho que se o grupo tentasse usar uma abordagem mais simples que poderia dar uma maior compreensão as pessoas que possam ler este texto!!
No geral as imagens explicam bem (Y)
O texto de vocês ficou show de bola mais ficou um pouquinho complicado devido a linguagem muito técnica mais pela organização do trabalho com figuras que facilitam o entendimento do texto pra mim ficou bem legal
ResponderExcluirvocês estão de parabéns.
Grupo6:
Vitor Estevão Lombardi
O texto ficou bem explicado, mas, como todos já disseram,muito técnico. Fora isso, não está faltando nada.
ResponderExcluirtrabalho legal, ficou um pouco técnico mas não perdeu o objetivo de passar sobre as leis, gostei
ResponderExcluirEm geral o texto ficou muito bom, algumas imagens ajudaram bastante na compreensão das leis. Realmente, como disse a profª Riama, há muitas fórmulas e equações, tornando cansativa a leitura.
ResponderExcluirParabéns!
'¬¬...
ResponderExcluirRibeirão quarta-feira você morre!!!
'><
Achei o texto muito bom , bem explicado mais eu ainda acho que estão faltando fórmulas e imagens
ResponderExcluirParabéns !
.l.
ResponderExcluirScum Gang, Darque na area! skinny é merda
ResponderExcluirpaaa, quem és tu pailho????
Excluir